Boletim de Serviço Eletrônico em 22/11/2022

  Timbre

INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

  

Portaria Nº 31, DE 21 DE novembro DE 2022

                                                                                          Aprovar o Edital de Seleção de Candidatos para ingresso no curso de Mestrado e Doutorado do PPGA

A PRESIDENTE DO INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO, nomeada pela Portaria nº 64 da Casa Civil da Presidência da República, de 02 de março de 2020, publicada no DOU de 03 de março de 2020, e no uso das atribuições dispostas na Lei nº 10.316, de 06 de dezembro de 2001, publicada no DOU de 07 de dezembro de 2001,  no art. 38 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, no Decreto nº 11.199, de 15 de setembro de 2022, publicado no DOU de 16 de setembro de 2022, e considerando o constante nos autos do Processo 02011.001083/2022-74 , RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar o Edital de Seleção de Candidatos para ingresso no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical para 2023, conforme Anexo I a V desta Portaria.   

           

Art. 2º  Esta Portaria entra em vigor em 25 de novembro de 2022.

 

 

 

ANA LÚCIA SANTORO

Presidente do Instituto de Pesquisas

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

(assinado eletronicamente)

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Lúcia de Souza Santoro, Presidente, em 22/11/2022, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO I

                                                     (CONFORME MENCIONADO NO ART. 1 DA PORTARIA JBRJ n° 31, DE 21/11/2022)

 

                             Edital de Seleção de Candidatos para ingresso no ano de 2023 nos cursos de Mestrado e Doutorado em Botânica

 

 

1. DA NATUREZA

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT) torna pública a abertura de inscrições para o exame de seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado, no período de 04 a 18 de janeiro de 2023. As inscrições serão feitas online.

 

2. VAGAS DISPONÍVEIS

Serão oferecidas 15 (quinze) vagas de Mestrado e 10 (dez) de Doutorado.

 

3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO

 

3.1 Ficha de inscrição preenchida online na página do PPGA: http://w2.portais.atrio.scire.net.br/jbrj-ppgenbt/

 

3.2 Diploma de graduação ou declaração fornecida pela IES da conclusão do curso ou da provável conclusão no presente ano letivo, para os candidatos ao curso de Mestrado. Diploma de mestrado ou declaração fornecida pela IES da provável conclusão até fevereiro de 2023, para os candidatos ao curso de Doutorado.

 

3.3 Histórico escolar.

 

3.4 Carteira de Identidade (No caso de candidato estrangeiro, das páginas de identificação do passaporte), CPF e Título de Eleitor.

 

3.5 Uma foto 3x4.

 

3.6 Curriculum vitae comprovado (modelo ENBT/JBRJ – Anexo IV ou V). Deve ser comprovado através de certificados e declarações. Os documentos comprobatórios do currículo deverão ser numerados e organizados na mesma sequência numérica dos itens do currículo. O currículo e seus respectivos documentos comprobatórios devem constituir um único arquivo, no formato PDF.

 

3.7 Mestrado: O Plano de Trabalho de dissertação, assinado pelo candidato e orientador, deverá apresentar o seguinte formato: ter no máximo 04 (quatro) páginas (fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens com 2,5 cm e conter os seguintes itens: cabeçalho com Nome do aluno, Título do Plano, nome do orientador, linha de pesquisa do PPG, introdução, objetivo, metodologia, cronograma de atividades, potencial de produção intelectual (artigos científicos, capítulos de livros, produtos tecnológicos, etc.) e referências.

 

Doutorado: O Projeto de Tese, assinado pelo candidato e orientador, deverá seguir o seguinte formato: ter até 25 (vinte e cinco) páginas, (fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, margens com 2,5 cm e conter os seguintes itens: a) Identificação (título, nome do candidato e do orientador e linha de pesquisa do PPG); b) Fundamentação teórica; c) Hipóteses; d) Objetivos; e) Justificativa; f) Métodos; g) Referências; h) Potencial de produção intelectual (artigos, capítulos de livros, etc.); i) Cronograma físico-financeiro.

 

Atenção: As duas áreas de concentração são: (1) Diversidade Vegetal em Ecossistemas Neotropicais e (2) Ecologia em Ecossistemas Neotropicais.

 

3.8 Carta de Aceite do Orientador credenciado no PPG - (modelo ENBT/JBRJ – Anexo II ou III).

 

3.9 Declaração em formato livre de conhecimento do prazo máximo para conclusão do curso de Mestrado (24 meses) e de Doutorado (48 meses).

 

3.10 Se não for nativo de países que falam português. Apresentar um exame de proficiência em português ou uma carta do orientador atestando o conhecimento do domínio escrito e oral do português.

Obs.: Todos os documentos solicitados deverão ser anexados na página do PPGA dentro do período de inscrição indicado no cronograma (item 8).

 

4. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

 

A lista das inscrições homologadas, com os nomes dos Candidatos que atenderem os requisitos de inscrição estabelecido neste Edital, será divulgada nesta página do Programa até 23 de janeiro de 2023, para o Mestrado e Doutorado.

 

OBS. A documentação comprobatória impressa dos candidatos que obtiveram as inscrições homologadas, deverá ser entregue até o 27 de janeiro de 2023. Os candidatos que prestarem a seleção, tanto para Mestrado como para Doutorado nos Pontos Focais (à distância), deverão enviar os documentos comprobatórios (cópias impressas) via correio, de modo que eles estejam presentes na Secretaria da PPG/ENBT até o dia 27 janeiro de 2023, para o endereço descriminado a seguir:

 

Escola Nacional de Botânica Tropical

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Comissão de Seleção de Pós-Graduação em Botânica

Rua Pacheco Leão 2040 - Horto

22460-036, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

 

5. ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O MESTRADO

 

O processo de seleção para os candidatos ao Mestrado será realizado numa primeira fase através de prova escrita eliminatória, com duração de quatro horas e peso 3, em que os candidatos que obtiverem a nota igual ou superior a 6,0 (seis) serão aprovados para a segunda fase. A segunda fase incluirá duas etapas, a saber:

  1. Avaliação do Plano de Trabalho, com peso 2; e

  2. Análise do curriculum vitae, com peso 1.

5.1 Prova escrita – Nota 1

A prova escrita será constituída por questões referentes a conhecimentos em Botânica Geral e de conhecimentos específicos das duas Áreas de Concentração do Programa de Pós-Graduação. A prova será composta por 20 (vinte) questões, sendo 4 (quatro) sobre a interpretação de um texto científico escrito em inglês e da área de Botânica, 8 (oito) de Botânica Geral e 8 (oito) questões específicas referentes às linhas de pesquisas das Áreas de Concentração do PPG. O candidato deverá responder a 8 (oito) questões (descartará doze questões), sendo obrigatório responder 2 (duas) sobre o artigo científico, 2 (duas) sobre Botânica Geral, 2 (duas) da linha de pesquisa e outras 2 (duas) de livre escolha do candidato, com a nota podendo variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

As respostas deverão ser escritas na língua portuguesa e o conteúdo da prova terá como base a bibliografia listada ao final do presente Edital.

 

5.2 Avaliação do Plano de Trabalho – Nota 2

O Plano de Trabalho será apresentado oralmente pelo candidato em até 15 minutos. Em seguida, será feita a avaliação do Plano de Trabalho com base na compreensão e interpretação do tema e conteúdo do Plano pelo candidato, incluindo fundamentação teórica, objetivos, metodologia, exequibilidade, potencial de produção intelectual e enquadramento do Plano às linhas de pesquisa do PPG/ENBT. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez). Toda a arguição entre os avaliadores e alunos deverá ser feita em português.

 

5.3 Análise do Curriculum Vitae - Nota 3

O currículo do candidato deverá ser elaborado de acordo com o modelo fornecido pelo PPG/ENBT (Anexo IV).

A nota final da avaliação do currículo será a média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores. O melhor currículo receberá a nota 10,0 (dez) e os demais receberão nota proporcional. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

 

Aprovação

A média final mínima para aprovação é 6,0 (seis) e a matrícula estará vinculada à existência de vagas.

Aprovação = (Nota 1 x 3) + (Nota 2 x 2) + (Nota 3 x 1)   / 6 ≥ 6,0

Obs.: Os candidatos aprovados deverão apresentar documentos originais visando a autenticação da documentação comprobatória impressa apresentada.

 

6. ETAPAS DA SELEÇÃO PARA O DOUTORADO

 

O processo de seleção para os candidatos ao Doutorado será realizado por meio de prova de inglês (eliminatória), apresentação do Projeto de Tese (peso 3) e análise do Curriculum Vitae (peso 1).

 

Prova de Inglês

A prova de inglês constará da interpretação de um texto relacionado à botânica, com até 400 palavras, pelo período de 60 minutos, sendo permitido o uso somente de dicionário inglês-inglês. As provas serão anônimas, identificadas por um número aleatório para cada candidato. A prova é eliminatória e o candidato aprovado será considerado proficiente.

Os candidatos nativos de países que tenham o inglês como língua oficial, assim como alunos que obtiveram proficiência em até dois anos durante mestrado nos Programas de Pós-Graduação da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ, estão dispensados da prova.

 

6.1 Apresentação do Projeto de Tese – Nota 1

A apresentação do projeto será pública e terá duração de 15 minutos. Em seguida, o candidato será arguido pela comissão de seleção. A ordem de apresentação dos projetos pelos candidatos será definida pela Comissão de Seleção.

A arguição será toda em português (tanto pelos docentes como pelos discentes). Com base nos critérios a seguir, a serem considerados durante a arguição, os membros da Comissão de Seleção atribuirão uma nota para a avaliação oral que poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

 

Avaliação oral:

 

a) Fluência e propriedade de expressão do candidato;

b) Ordenamento lógico dos argumentos;

c) Precisão conceitual e uso adequado da linguagem científica;

d) Capacidade crítica na discussão do tema do projeto;

e) Demonstração de argumentação à temática do projeto;

f) Exequibilidade;

g) Potencial de produção intelectual.

A avaliação do texto será realizada com base no formato e na coerência do Projeto de Tese. O Projeto deverá ser redigido e apresentado em língua portuguesa. A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

 

Avaliação textual:

a) Fundamentação teórica/bibliografia refletindo o estado atual do conhecimento relativo ao assunto proposto;

b) Pertinência da(s) hipótese(s) em relação à fundamentação teórica;

c) Pertinência dos objetivos em relação à(s) hipótese(s);

d) Pertinência dos métodos em relação aos objetivos; 

e) Avaliação do cronograma e da exequibilidade do projeto;

f) Potencial de produção intelectual.

A nota final da etapa “apresentação do projeto” deverá ser correspondente a média aritmética simples das notas da avaliação oral e da avaliação textual.

 

6.2 Análise do Curriculum Vitae – Nota 2

O currículo do candidato será avaliado de acordo com o modelo fornecido pelo PPG-ENBT (Anexo V).

A nota final da avaliação do currículo será a média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores. O melhor currículo receberá a nota 10,0 (dez) e os demais receberão nota proporcional.  A nota poderá variar de 0 (zero) a 10,0 (dez).

 

Aprovação

A média final mínima para aprovação é 7,0 (sete) e a matrícula estará vinculada à existência de vagas.

Aprovação = (Nota 1 x 3) + (Nota 2 x 1) / 4 ≥ 7,0

OBS. Os candidatos aprovados deverão apresentar documentos originais visando a autenticação da  documentação comprobatória impressa apresentada.

 

 

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Os recursos devem ser encaminhados pelo candidato à Comissão de Seleção do PPG em Botânica para o e-mail: ppgenbt@jbrj.gov.br.

O Processo de Seleção de candidatos para o Programa de Pós-Graduação em Botânica da Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ é de responsabilidade da Comissão de Seleção, que pode solicitar juntamente com a Coordenação do PPG, a colaboração de docentes de pós-graduação do JBRJ ou de outras Instituições de Pesquisa e Ensino.

A Comissão de Seleção e a Coordenação do PPG têm a prerrogativa de dirimir as dúvidas ou casos omissos não incluídos neste Edital.

 

8. CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

8.1 Mestrado

 

Lançamento do Edital

25 de novembro de 2022

Período de inscrição

04 a 18 de janeiro de 2023

Divulgação das inscrições homologadas

Até 23 de janeiro de 2023

Prova de Conhecimento

30 de janeiro de 2023

Divulgação do resultado da prova

Até 31 de janeiro de 2023

Recurso e resultado do recurso da prova

Até 01 de fevereiro de 2023

Apresentação e avaliação do Plano de Trabalho e Análise do Currículo

02 e 03 de fevereiro de 2023

Divulgação do resultado final

Até 07 de fevereiro de 2023

Submissão de recursos

Até 08 de fevereiro de 2023

Divulgação de resultado dos recursos

Até 09 de fevereiro de 2023

 

8.2 Doutorado

 

Lançamento do Edital

25 de novembro de 2022

Período de inscrição

04 a 18 de janeiro de 2023

Divulgação das inscrições homologadas

Até 23 de janeiro de 2023

Prova de inglês

30 de janeiro de 2023

Divulgação do resultado da prova de inglês

Até 31 de janeiro de 2023

Recurso e resultado do recurso da prova de inglês

Até 01 de fevereiro de 2023

Apresentação do Projeto de Tese e análise do Currículo

02 e 03 de fevereiro de 2023

Divulgação do resultado final

Até 07 de janeiro de 2023

Submissão de recursos

Até 08 de fevereiro de 2023

Divulgação de resultado dos recursos

Até 09 de fevereiro de 2023

 

Locais de aplicação das provas e Avaliação do Plano de Trabalho de Mestrado e Apresentação do Projeto de Tese:

Presencial:

ENBT – Escola Nacional de Botânica Tropical

Rua Pacheco Leão, 2040 - Horto

22460-036, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

À distância (Pontos Focais):

A ser divulgado no endereço eletrônico: http://w2.portais.atrio.scire.net.br/jbrj-ppgenbt/

 

BIBLIOGRAFIA - BASE para a prova escrita do Mestrado

 

ANGIOSPERM PHYLOGENY GROUP. 2016. An update of the angiosperm phylogeny group classification for the orders and families of flowering plants: APG IV. Botanical Journal of the Linnean Society 181: 1-20.

 

STEVENS, P. F. (2001 onwards). Angiosperm Phylogeny Website. Version 14, July 2017 [and more or less continuously updated since]. http://www.mobot.org/MOBOT/research/APweb/.

 

APPEZZATO-DA-GLORIA, B.A.; CARMELLO-GUERREIRO, S.M. 2012. Anatomia Vegetal. 3a ed., UFV, Viçosa. 438p.

Cap. 10. Raiz. Páginas 249-261.

Cap. 11. Caule. Páginas 263-280.

Cap. 12. Folha. Páginas 281-301.

 

BEGON, M.; TOWNSEND, C.R.; HARPER. J.L. 2007. Ecologia de Indivíduos a Ecossistemas. 4ª ed., Artmed, Porto Alegre. 752p.

Cap. 3 – Recursos. Páginas 58-88.

Cap. 7 – Aplicações ecológicas nos níveis individual e populacional: restauração, biossegurança e conservação. Páginas 185-224.

Cap. 16 – A natureza da comunidade: padrões no espaço e no tempo. Páginas 469-498.

Cap. 21 – Padrões na riqueza em espécies. Páginas 602-632.

Cap. 22 – Aplicações ecológicas no nível das comunidades e ecossistemas: manejo com base na teoria da sucessão, teias alimentares, funcionamento de ecossistemas e biodiversidade. Páginas 633-658.

 

JUDD, W.S.; CAMPBELL, C.S.; KELLOG, E.A.; STEVENS, P.F.; DONOGHUE, M.J. 2015. Plant Systematics: a phylogenetic approach. Sinauer Associates, Inc., Massachusetts, U.S.A., 4ª. Ed., 696p.

 

MATIOLI, S.R. 2001. Biologia Molecular e Evolução. Holos, Ribeirão Preto. 203p.

Cap. 17: Biodiversidade molecular e genética da conservação. Páginas 172–192.

 

PEREIRA, R.C.; SOARES-GOMES, A. 2009. Biologia Marinha. Interciência, Rio De Janeiro. 632p.

Cap. 06 – Lourenço SO & Marques Jr AN. Produção primaria marinha. p. 111-154.

 

Pereira RC & Gomes AS. 2020. Ecologia Marinha.

Capítulo 10. Coutinho R & Zalmon IR. Costões rochosos. p. 277-295.

Capítulo 11.  Moura RL, Moraes FC, Bastos AC, Francini-Filho R, Mamado Filho GM. Recifes biogênicos. p. 299-333.

Capítulo 16. Pereira RC & Sudatti DB. Ecologia química marinha. p. 467-501.

 

RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHHORN, S.E. 2014. Biologia Vegetal. 7ª ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 1637p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/folder/view.php?id=2913607

Cap. 3 – Célula Vegetal – O Ciclo Celular.

Cap. 7 – Fotossíntese, Luz e Vida. Páginas.

Cap. 11 - Processo de Evolução.

Cap. 12 - Sistemática: A Ciência da Diversidade Biológica.

Cap. 14 – Fungos.

Cap.15 – Protistas: Algas e Protistas Heterotróficos (Heterótrofos)..

Cap. 16 – Briófitas.

Cap. 17 – Plantas vasculares sem sementes.

Cap. 19 – Introdução às Angiospermas.

Cap. 20 – Evolução das Angiospermas.

 

SOUZA, V.C.; LORENZI, H. 2012. Botânica Sistemática: Guia Ilustrado para Identificação das Famílias de Fanerógamas e Nativas e Exóticas no Brasil, Baseado em APG III. 3ª ed., Nova Odessa, Instituto Plantarum. 768 p.

Apresentação. Páginas 5-13.

Filogenia das Angiospermas - Primeiros passos. Páginas 14-24.

Chaves para Famílias de fanerógamas da Flora Brasileira (incluindo famílias nativas e

exóticas). Páginas 25 – 64.

 

ANEXO II

ACEITE DE ORIENTAÇÃO MESTRADO

 

Pelo presente, assumo o compromisso de orientar (nome completo do candidato) na Área de                                                     , se aprovado no exame de Seleção do Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Informo que o candidato realizará a prova e entrevista na cidade de                                                                                                                                      .

 

Rio de Janeiro,          de                       de 20        .

 


 

Nome do Orientador

 

 

Assinatura do Orientador

 

ANEXO III

ACEITE DE ORIENTAÇÃO DOUTORADO

 

Pelo presente, assumo o compromisso de orientar (nome completo do candidato) na Área de                                              , se aprovado no exame de Seleção do Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Botânica, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Informo que o candidato realizará a prova e entrevista na cidade de                                                                                                                                      .

 

 

Rio de Janeiro,        de                  de 20     .

 

Nome do Orientador

 

 

Assinatura do Orientador

 

 

ANEXO IV

MODELO CURRICULUM VITAE (MESTRADO)

Valores em sublinhado indicam pontuação máxima de cada item

 

Dados pessoais

 

1. Formação acadêmica Cursos extracurriculares até 0,75

Curso de línguas

Cursos na área de botânica e áreas correlatas

 

2. Experiência profissional até 3,5

Experiência em docência (disciplina e carga horária)

1. Monitoria

2. Nível médio

3. Cursos de extensão

4. Nível superior Experiência em pesquisa

 

Experiência em pesquisa

5. Estágios e Bolsas e auxílios para pesquisa

6. Elaboração de relatórios técnicos e outros

7. Participação em projetos

 

3. Produção intelectual até 4,0

1. Artigos completos publicados ou no prelo (cópia de prova gráfica ou carta de aceite definitivo) e

 

1. Capítulos em livros

2. Resumo expandido de trabalho apresentado em evento científico

3. Artigos científicos submetidos para publicação (carta de recebimento da revista)

4. Resumo de trabalhos apresentados em eventos científicos

5. Artigo de divulgação científica

 

4. Participação em eventos científicos (sem apresentação de trabalho) até 0,25

5. Apresentação em mesa redonda e palestra até 0,5

6. Organização de eventos até 0,25

7. Participação em órgãos colegiados até 0,25

8. Prêmios e títulos até 0,5

 

ANEXO V

 

MODELO CURRICULUM VITAE (DOUTORADO)

Valores em sublinhado indicam pontuação máxima de cada item

 

Dados pessoais

 

1. Formação acadêmica

2. Cursos extracurriculares até 0,25

3. Experiência profissional até 3,25

 

Vínculo profissional

 

Experiência em docência (disciplina e carga horária)

 

1. Monitoria

2. Nível médio

3. Cursos de extensão

4. Nível superior

 

Experiência em pesquisa

 

1. Estágios, Bolsas e auxílios para pesquisa

2. Elaboração de relatórios técnicos e outros

3. Participação em projetos

 

3. Produção intelectual até 4,0

 

1. Artigos completos publicados ou no prelo (cópia de prova gráfica ou carta de aceite definitivo)

 

1. Capítulos em livros

2. Artigos científicos submetidos para publicação com carta de recebimento da revista

3. Resumo expandido de trabalho apresentado em evento científico

4. Resumo de trabalhos apresentados em eventos científicos

5. Pareceres técnicos emitidos

 

4. Participação em eventos científicos com apresentação de trabalho até 0,1

5. Apresentação em mesa redonda e palestra até 0,5

6. Orientações concluídas e em andamento até 0,5

7. Organização de eventos até 0,1

8. Participação em órgãos colegiados até 0,1

9. Participação em bancas examinadoras até 0,5

10. Prêmios e títulos até 0,7


Referência: Processo nº 02011.001083/2022-74 SEI nº 0151628